Blog PT

Timing

Mundo do Trading
Do you know what is the most important thing in comedy? – Timing!”
Era o ano de 2003 quando ouvi esta frase que me acompanha toda a vida. O mais importante em comédia é o timing. Na realidade é o mais importante em muitas coisas e no trading, não deixa de ser o igual. É certo que é importante para operar – saber quando entrar e sair e, fazê-lo no momento certo - mas o que mais me chama a atenção nas pessoas que nos contatam é o timing.

Não foi uma, nem duas vezes, nem terão sido as últimas vezes certamente, que alguém que quer aprender trading e entra em contacto com a Steer e das primeiras coisas que perguntam é “em quanto tempo poderão estar a realizar dinheiro e enquanto dinheiro é razoável ter como expectativa de retorno”. Para os que já me conhecem, eu costumo ser bastante duro na resposta e normalmente até acabo por dar um grande “balde de água fria” a essas pessoas tão preocupadas com o timing ao mesmo tempo que parece que não o entendem.
Vamos por partes até onde quero chegar:

    O trading de mercados financeiros não é ir ao casino nem um jogo de sorte. Se lhe quisermos chamar um jogo, temos de chamar-lhe um jogo de probabilidades, onde temos de encontrar onde temos essas probabilidades a nosso favor. O trading é como outro trabalho qualquer – tem uma técnica, uma execução que deve ser feita de maneira quase militar. Com isto quero dizer que como todas as profissões ou atividades têm de ser aprendido e feito com rigor.



      Se o trading é algo que se aprende como qualquer outra profissão, quando é que foi a ultima vez que alguém fez um curso superior e, antes de se candidatar foi à universidade perguntar em quanto tempo é que poderiam fazer e, que quantidade de dinheiro podem fazer depois de terminarem o curso?

      Teoría de movimento de ondas de preço em mercados financeiros
      Teoría de movimento de ondas de preço em mercados financeiros

      O problema está no fato de que os mercados financeiros são vistos como uma alternativa rápida, fácil e potente para “compensar” alguma coisa - normalmente financeira - na vida das pessoas – como se trading de mercados fosse jogar à roleta ou jogos de azar como uma lotaria.

      Vamos fazer uma comparação lógica: se uma pessoa demora 12 anos a aprender o ensino obrigatório; 3 anos para um bacharelato; 2 anos extra para o mestrado; estágio 6 meses a 1 ano; começar a trabalhar e ganhar responsabilidade para trabalhar numa empresa consideremos 2 anos – que me parece pouco – temos um total de +21 anos até ser um profissional altamente qualificado capaz de geral valor e, em sequência, capital.

      Se estes são os números de qualquer profissão, porque será que as pessoas procuram rentabilidades mensais elevadas ao final de um curso de 5 meses de trading? Esta falta de timing pode ser vista de várias perspetivas, mas de modo resumido, acho que as pessoas não têm a noção que uma das coisas mais importantes neste negócio é o timing.

      Com isto não estou eu a dizer que são necessários 21 anos de formação ou simulação para conseguir rentabilidade nos mercados, mas sim, estou a dizer que o trading tem de ser visto logo desde início, não como uma lotaria salvadora que aparece da noite para o dia, mas sim, uma ferramenta e um conhecimento que tem de ser aprendido, trabalhado e com o timing correto, é possível tirar partido deste fascinante mundo.

      Aula de análise técnica
      Aula de análise técnica

      O núcleo da minha mensagem é que as pessoas tragam ao de cima o melhor dos sentidos que temos – o sentido comum – e que sim, aprendamos trading, aprendamos a colocar o dinheiro a trabalhar para nós, aprendamos a tirar uma rentabilidade extra do nosso dinheiro ou a viver do trading de modo realista e correto como qualquer profissão.

      Não se esqueçam que qualquer coisa que nos proponhamos a fazer não cai do céu: não se perde peso de um dia para outro, não se aprende uma língua de um dia para o outro, não se prepara para correr uma maratona em 1 mês, não se constrói uma carreira de sucesso em 5 meses.

      Os 5 meses do curso da Steer não te vão deixar a fazer retornos de 300% anuais assim que terminas a formação, mas são a ser a tua base para um conhecimento sólido do que é o mundo real de operar mercados financeiros e do que necessitas saber e dominar para evoluir e chegar até ao tão desejado objetivo e nós estaremos aqui sempre para acompanhar e suportar todos os nosso alunos nesse caminho!

      Tenho a sorte de que os nossos alunos são bastante conscientes disto – talvez porque tanto eu, o Jon e o Salva estejamos sempre a tentar trazer as expectativas para o lugar certo.