Eu fico muito feliz por receber um crescente número de emails de pessoas interessadas em aprender que nos dizem algo como “vejo que há imensa informação na internet e tenho medo a perder foco”. Estas pessoas ao entender isto já estão no bom caminho! A internet, tal como para tudo na vida, é bom e mau. É bom porque nos dá acesso a imensa informação gratuita e de modo instantâneo. Por outro lado, a informação pode ser tão avassaladora que nos esmaga em quantidade e qualidade duvidosa – mas mais que qualidade duvidosa, prefiro falar pessoalmente em interpretação duvidosa.
No que ao trading diz respeito, eu sou extremamente setico no que é ser autodidata neste mundo dos mercados financeiros, não pela capacidade inata de cada um, mas sim pela capacidade de encontrar e selecionar a informação correta. Eu pessoalmente não optei pela via autodidata no que diz respeito ao trading. Tal como já referi algumas vezes, eu fui pela via de formações independentes em mercados financeiros para chegar aqui. Contudo, até com ajuda de formação tive dificuldades em encontrar a informação correta.
Seja em livros, formações, mas principalmente em informação gratuita, existe o erro inicial e principal de que muitas poucas pessoas formam, explicam ou simplesmente falam da importância das 4 disciplinas que tens de conhecer e articular para operar qualquer estratégia em qualquer mercado financeiro – aquilo que chamamos a pirâmide do conhecimento do trading:
Esta pirâmide criada por nós mostra, representando o grau de importância de cada uma delas. Quem não entenda que o trading se compõem de estes 4 elementos, nesta ordem de importância, não irá ter sucesso no trading.
Este será o primeiro de cinco artigos que irei publicar sobre os 4 elementos piramidais do conhecimento do trading, onde vamos explicar cada um deles, os desafios de cada um deles e fazer o nosso melhor para vos fazer ver a realidade do conhecimento necessário para conseguir os vossos objetivos de trading.
Até para a semana!