De todos eles levei algo, mas todos tinham uma maneira diferente de fazer as coisas, de viver e ensinar o seu trading. Dizem que a primeira vez de alguma coisa é sempre importante, para mim, sem dúvida, a primeira formação foi a mais importante. Foi nessa formação em Barcelona que me ensinaram os primeiros passos de analise técnica e psicotrading — essa palavra que ninguém sabe muito bem o que é. Com o passar do tempo, entendi que me faltavam componentes que dominar e mundo para explorar. Depois de alguns meses, formações, muitas leituras e indeterminadas horas de dedicação à aprendizagem, percebi que a analise técnica é a base de qualquer retail trader (os traders que como eu operam em nome individual), que a teoria diz que o preço desconta tudo e, que analisando o movimento do preço pode-se prever, com elevada probabilidade, possíveis movimentos futuros. Juntei também a isto a importância de uma absolutamente rigorosa gestão de risco e gestão monetária e tínhamos os 3 grandes pilares de qualquer operação de trading.
Até ter uma noção básica robusta de estes pilares devem ter passado uns 3 anos, mas mesmo assim faltava uma componente que estava a ser negligenciada por mim e que, na verdade, é esquecida pela absoluta maioria das pessoas que entram neste mundo do trading — a gestão emocional, gestão dos fracassos e a gestão dos nossos sucessos — o tal dito Psicotrading.
Logo naquela primeira formação de trading em Barcelona, tive contacto com este tema e simplesmente o deixei de lado. Conheci e ouvi o que mais tarde se veio a tornar o meu coach e amigo pessoal Salva Fernandez, entendi o que ele na altura disse, mas não estava capaz naquele momento de o entender. Hoje vejo que demorei anos a que me ressonassem as suas palavras daquele então. Depois de trabalhar diretamente com ele, só aí o trading começou a fazer sentido.
Então o que é esta “coisa” do psicotrading? Tem tanto de simples como de complexo. De uma maneira simplista, é a componente emocional de cada um de nós, que provoca reações perante uma operação em um mercado financeiro. Quando ganhamos ficamos em êxtase, queremos ganhar mais e arriscamos demasiado; quando perdemos ficamos em fúria, queremos recuperar tudo e arriscamos demais, ou também, quando perdemos ficamos em medo de perder mais e não aproveitamos uma boa oportunidade, criando frustração, ou simplesmente achamos que dentro de 3 meses depois de começarmos a fazer trading andamos de Ferrari e depois não é essa a realidade.
De uma maneira mais complexa, digo que tudo se trata de uma transformação de programação pessoal e social que temos que mudar. Este é sem dúvida o ponto mais importante de qualquer trader e que leva ao fato de que, se diga, que 90% dos traders perdem o seu capital. Eu digo e repito sem me cansar que, mais ou menos simples, mais ou menos rápido, todas as pessoas podem aprender com eficiência uma técnica de analise e operação técnica de mercados financeiros — é um fato comparável a que, se quiser, todos podemos aprender a nadar, ou aprender a andar de bicicleta — é assim de fácil! Mas a mudança de programação interna e gestão emocional e de fracasso só está ao alcance de alguns — primeiro de ver o que é efetivamente importante e a chave para o sucesso e, posteriormente conseguir uma mudança de programação.
Este elemento é o que faz a diferença entre ter sucesso e conseguir ser um trader eficaz ou perder dinheiro constantemente nos mercados. Por este motivo, nós na Steer damos grande importância ao psicotrading e, à parte de que é um elemento sempre muito presente durante todas as sessões de seguimento durante e depois do curso, damos particular ênfase a esta componente com os nossos workshops. O Salva Fernandez é um especialista em psicotrading, trabalhar com imensos traders de bolsa e desenvolve workshops para trabalhar toda a parte emocional que esta na origem dos nossos medos, crenças, hábitos e debilidades.
Desde o início sabia que esta era uma componente fundamental no programa de formação que queria criar e é com grande alegria e emoção que vemos que o objetivo está a ser conseguido. É fantástico e tremendamente encorajador ver e sentir o agradecimento dos alunos por darmos o nosso melhor para o seu desenvolvimento, o seu autoconhecimento e conseguirem avançar e reprogramar a sua mente, não só para o trading, mas para a vida em geral. Tanto eu, como o Jon e o Salva estamos muito satisfeitos com o impacto que esta formação está a conseguir ter nos nossos alunos e, também, com o fato de vermos que estão no caminho certo para conseguir uma liberdade financeira, física e pessoal — estão no caminho certo para serem traders.