Blog PT

O que é Psicotrading?

Mundo do Trading
Hoje quero partilhar convosco o que é a peça mais importante no trading – o psicotrading. Este é o último elemento da nossa pirâmide do trading que temos vindo a falar estas semanas. Começamos pela análise técnica, passamos para a gestão de risco, a gestão monetária, mas a pedra fundamental é o psicotrading.

O psicotrading é o nome que se dá a toda a componente emocional individual de cada um de nós quando estamos a operar. Isto vai desde o simples nervosismo al colocar uma operação no mercado, à nossa tolerância ao risco, às nossas sensações quando ganhamos ou perdemos, ou principalmente, como reagimos durante as próximas operações com as sensações que nos deixaram os últimos resultados ou até o ambiente pessoal que estamos a viver nesse determinado momento.

Sessão de Psicotrading
Sessão de Psicotrading

Como possivelmente já entenderam, com este tema podemos ficar aqui eternamente, porque tudo, no limite, é psicotrading. De esta pequena conclusão, tiramos a verdade de que o psicotrading é o maior elemento e o mais importante que temos quando estamos a colocar as nossas operações. Dito isto, vamos partir por partes este nosso artigo de hoje:

Em primeiro lugar, gostava que todos relembrem o artigo que nos escreveu o nosso coach Salva Fernandez aqui, ele que é o nosso especialista de psicotrading e trabalha com os nossos alunos diretamente nos nossos cursos. Penso que é um bom artigo para colocar o que é psicotrading em perspetiva.

Para vos colocar um exemplo de que porque a pirâmide do trading é como a definimos, imaginem que vocês estão a olhar para gráfico e encontram uma possível oportunidade de entrada que estavam à procura. Vocês, que estudaram na Steer, sacam a vossa checklist de entrada e vêm que aquela oportunidade corresponde a todos os parâmetros de entrada e passam a verificar se a operação também encaixa na vossa gestão de risco: efetivamente as regras de gestão de risco validam a operação. Então passam ao terceiro elemento que é a gestão monetária e depois de calcularem bem o vosso tamanho de posição de acordo com os elementos anteriores, a conclusão que nesse momento, aa operação tem todos os elementos técnicos alinhados para dar entrada.

Vamos fazer aqui uma pausa: o que temos neste momento é uma entrada válida em todos os elementos técnicos e que está de acordo com o que aprenderam na Steer. Isto o que vos dá é uma oportunidade de mercado onde as probabilidades de acerto estão do vosso lado e a gestão de risco também é claramente satisfatória. Mas falta a última parte:

·      Como está a vossa confiança no caso de que as vossas últimas operações foram todas positivas?

·      Ou como estará a vossa confiança caso as vossas últimas 3 entradas deram negativas?

·      E como estarão vocês para operar caso que a vossa(o) companheira(o) acabara de ter uma discussão convosco?

·      Se estão com graves problemas no trabalho, será que a análise estará bem feita ou há elementos stressantes que te impedem de ver com calma todos os pontos técnicos?

·      E como estarás a tua ansiedade no momento que entras se necessitas imensamente de que te saia esse objetivo e trazer esse dinheiro a casa?

Estes são elementos de psicotrading que muitas vezes nem nos damos conta que dominam o nosso trading, as nossas análises e, em realidade, toda a nossa vida.

Dinheiro e a nossa mente
Dinheiro e a nossa mente

Neste momento acho que já têm uma boa ideia do estamos aqui a falar, mas indo a um ponto de vista mais técnico, imaginem que tu e eu identificamos a mesma operação e eu coloco a operação e estou disposto a perder, no caso de saltar o StopLoss, 2500,-€. Vocês estariam confortáveis ao perder 2500,-€, ainda por cima se for uma entrada onde vocês já tiveram 4 StopLoss recentemente?
Já estão a ver onde quero chegar, cada um de nós é único e temos um psicotrading diferente um dos outros, uma tolerância ao risco diferentes, uma zona de conforto diferente, etc.

Este último elemento da pirâmide do trading é sem dúvida o mais importante na vida de um trader. Mesmo que nós tenhamos um método que funciona que nos foi transmitido por alguém ele pode não encaixar convosco. Mesmo que eu, Frederico, vos passe o meu estilo de trading a 100%, vocês podem não encaixar nele. Isto é muito verdade principalmente com autodidatas que vêm uma técnica e depois não funciona ou deixou de funcionar com o tempo. Não foi a técnica que deixou de funcionar, ou a técnica do Frederico seja incorreta, simplesmente a técnica por motivos de psicotrading não encaixa ou deixou de encaixar convosco por algum elemento externo ao vosso trading. Esse elemento são vocês.

Por isso, nós na Steer damos tanto foco no psicotrading. Sim, vocês têm que aprender a técnica mas depois o Jon, o Salva e eu, temos de te guiar a encontrar o teu trading, a tua zona de conforto, o que para ti funciona e, durante este caminho, ajudar-te a entender-te a ti mesmo e que saibas identificas quando estás ou não em condições de operar com sucesso qualquer mercado financeiro.